Cê tem brochoves?

Há muito mais entre o céu e a terra do que o homem paulistano pode imaginar. Mas nada disso é chuva, então não nos serve.

Faz séculos que não chove. Na última vez, ela veio com tanta força, a chuva, que… tava na cara, demoraria a voltar. Cuspiram bolas de gelo do céu, direto em nossas cabeças. Me fez lembrar quando tinha uns 10 anos e já era chato: “nevou ontem, nevou sim, pergunta pro meu pai”, eles me falavam, enquanto eu insistia que em São Paulo não neva coisa ninhuma!

Na última quarta-feira, vi naquelas tevezinhas que instalam no ônibus que a Cantareira chegou a 20% da capacidade. Sabe… se for verdade, é como se você pedisse um copo d’água pra alguém e só te trouxessem um dedo ou dois – de água, claro. “Tava com sede tamém, bebi no caminho, foi mal”. Busca mais, então, carai!

Busca. Busca onde? Busca de quem? Algumas pessoas que conheço ficam com raiva ao ver uma tiazinha lavar a calçada com mangueira; eu só penso em pedir um gole pra elas. Se vai acabar, que eu mate minha sede, não a tia que “não tem mais o que fazer”. É engraçado como a gente só aprende nome de represa quando tá faltando água. Ela, a água, é como um bom artista ignorado, acho; quando está transbordando, não lhe dão a menor bola, mas experimenta, ele, ficar sem ter o que oferecer.

É tanto tempo sem chuva que o vizinho, fila da puta, fodeu a parede e teto dum cômodo aqui de casa depois que começou um puxadinho, mas eu não sei se as goteiras continuam. Ele me disse ‘sobe aí’, eu atravessei a laje e olhei por cima do meu telhado, mas não vi nem uma, umazinha, telha quebrada. Achei que era um vão o vilão da história, causador do vazamento que obrigou minha velha a enxugar e torcer pano sem parar por meia hora, e ele me garantiu, palavra de hómi, que ia tratar de tapar. Isso aconteceu na última chuva, a das bolas de gelo, que foi… ninguém se lembra. E pensar que pessoal vinha pra cá fugindo da seca… Cantareira, Cantareira… Pensava que era uma montanha. E o que é aquele vídeo da Bruna Lombardi, ham?

Deixe um comentário

