Luto em azul royal, branco e vermelho – de Murillo Magaroti

Você deve se lembrar de apenas dois times quando falam em Escócia. O Celtic: aquele verde, do trevo de quatro folhas; e o Rangers: o do escudo azul. Os dois times protagonizaram por muito tempo um dos maiores dérbis da história do futebol. Protagonizaram. Isso porque um dos times de Glasgow, o Rangers, decretou falência este ano e já disputa a quarta divisão do país – com o nome ‘novo’. Não foi de uma hora pra outra, claro, mas o Rangers foi campeão em três das últimas quatro temporadas, sendo batido pelo rival Celtic, justamente na última temporada, 2011-2012. É impressionante pensar que um time tão grande, 54 vezes campeão nacional, coisa que o rival só poderá ser daqui a 11 temporadas, possa ‘terminar’ assim.

O Palmeiras caiu, já não é novidade pra ninguém, e na época da tragédia eu cheguei a pensar ‘e se um dia ele não mais existir?’ Imagine a decepção que deve ser para um torcedor ver o time que cresceu amando acabar do nada; e também para o rival, que se emocionou tantas vezes, quando os dois se enfrentaram.

O Rangers acumulou 27 milhões de euros em dívidas. Parece muito, mas o Botafogo, por exemplo, deve cerca de 560 milhões de reais; o próprio Palmeiras deve cerca de 245 milhões. E mais: os clubes que disputaram a primeira divisão deste ano devem juntos quase 4 bilhões de reais. Não vai ser surpresa pra mim se algum dia um sheik que não seja o Emerson der as caras por aqui. Eu sei que muitos vão adorar receber toda manhã a notícia de mais um time brasileiro que faliu: ‘tem que acabar com o futebol mesmo’. Mas… o povo não tem muito, e vende o que tem pelo time. O clube do coração pra muita gente é motivo pra viver – ou pra escrever, que dá no mesmo. Se acabar, sobra o quê?

http://placar.abril.com.br/materia/novo-rangers-jogara-quarta-divisao-na-escocia?print=true&post_id=169021

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/05/cariocas-puxam-fila-e-divida-dos-clubes-brasileiros-sobe-19-em-2011.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s