Hienas – de Murillo Magaroti

O metrô é um bom lugar para, e sobre o que, escrever. É uma sensação única pegá-lo, já lotado, a caminho do Brás. Ver aquelas pessoas se apertando, aproveitando qualquer espaço para se envolver, tal como um parente de político safado.

A estação Brás me faz lembrar de Nietzsche. O desprezo é, afinal, um grande estímulo à criatividade. Ver as pessoas se empurrando, buscando chegar aos empregos detestados. Com aquele sorriso no rosto… Um dos poucos lugares em SP onde se vê dentes. Eles sabem que incomodam – e gostam disso. Portas se fecham e se abrem. “Não fique na região das portas.” – Claro…  Bundas amassadas. Pedaços de roupas ficam de fora. Bolsas, mochilas, documentos importantes.

Nesse dia, um cara embarcou no Tatuapé com uma espécie de carrinho.  De ferro. Caixas. Uma em cima doutra. Umas 3 – ou quatro. Fiquei imaginando como seria chegar ao Brás. Já fui escolhendo as palavras para este texto. Examinei as feições. Eles não pareciam desapontados. O carrinho, que até então me parecia bem pesado, se moveu como se não fosse nada. Nada é obstáculo para essa gente. Admiro a força de vontade. Eles, como de costume, entraram e empurraram. Sorriam. Se divertiam com aquilo. Não gosto de falar em  “pão e circo”, mas era isso ali. Aquele é o circo deles, onde são a atração principal, em busca do pão; do cigarro; do leite das crianças…

“O senhor vai descer aqui?”, perguntei ao dono do carrinho e das caixas, chegando à Sé. Ele me disse que não, só iria descer na Barra Funda. “Menos mal”, respondi e desci.  Uma senhora, não me lembro onde ela subiu, repetiu minha última frase como quem não acreditava no que eu havia dito. Aquilo parecia ter feito mal a ela. Ainda pude ouvi-la me chamar de “desgraçado”, antes de tocar a plataforma.

4 comentários sobre “Hienas – de Murillo Magaroti

  1. Muito foda, lord jesus. “O senhor vai descer aqui?”, essa frase é um clássico. Ahhh! As aventuras da vida urbana. Realmente, usando suas palavra, um ” pão e circo”.

Deixe um comentário

